Após bater 500 unidades, Lavanderia 60 Minutos quer triplicar rede e internacionalizar em 2025
A rede de serviços self-service nasceu na Paraíba e hoje está presente em todos os estados brasileiros. Faturamento foi de R$ 54 milhões no ano passado Com quase 500 unidades espalhadas pelo Brasil, e mais 400 em processo de implantação, a rede Lavanderia 60 Minutos quer chegar a 1,4 mil lojas até o final do ano. No fim do ano passado, a empresa recebeu um aporte, de valor não revelado, do empresário João Kepler, CEO da Equity Fund Group e investidor-anjo, que vem contribuindo com essa jornada de crescimento.
No ano passado, a rede faturou R$ 54 milhões. “A 60 Minutos faz parte do Grupo HI, maior no segmento de lavanderias self-service da América Latina, e esperamos alcançar R$ 1 bilhão de valuation até 2027”, afirma Isaelson Oliveira, 48 anos, cofundador, junto com Hairon Kliff, 38 anos, do Grupo HI e gestor da Lavanderia 60 Minutos.
Para isso, segundo Oliveira, o plano de expansão inclui, além da abertura de novos pontos, a aquisição de pelo menos duas redes do mesmo mercado como forma de iniciar o processo de consolidação na área, e ainda a internacionalização: “Estamos atuando em duas frentes para abrir, ainda neste ano, 30 unidades nos Estados Unidos e pelo menos 15 na Europa, inicialmente em Portugal e na Espanha”, diz o empreendedor.
O mercado de lavanderias self-service é promissor – segundo dados do Sebrae, o número de registros de abertura de empresas no ramo cresceu 52%, considerando 2019 versus 2024 –, e reflete a busca por serviços mais práticos, eficientes, acessíveis e sustentáveis, uma tendência que se acentuou na pandemia.
A ideia desse tipo de negócio veio quando Oliveira morou nos Estados Unidos, e usou o serviço. “Quando voltei, notei que aqui não havia meio-termo. Ou lavava as roupas em casa ou pagava caro por serviços tradicionais. Não tinha uma solução intermediária”, lembra.
A Lavanderia 60 Minutos nasceu em 2015, em João Pessoa (PB), e cresceu consideravelmente – hoje, detém 50% de share do mercado. “O sucesso foi tão grande que, em pouco tempo, passamos a ser procurados por interessados em franquia. Estruturamos o modelo de expansão e crescemos regionalmente”, diz Oliveira que usou a formação em administração e a experiência como consultor para desenvolver os processos operacionais e o modelo de suporte aos franqueados.
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Tecnologia para escalar
A busca por inovação tecnológica e por soluções sustentáveis têm sido um diferencial importante para a rede, na visão do empreendedor. O processo de automação das máquinas e do atendimento foi fundamental para a otimização da operação. Desde sua criação, a franquia tem mantido taxas operacionais estáveis. De acordo com Oliveira, isso se deve ao suporte e à melhoria da tecnologia que acontece continuamente.
Os clientes podem, por um valor a partir de R$ 15, lavar ou secar um cesto de roupas de 60 litros (cerca de 25 peças), segundo Oliveira. O menu oferece diferentes combinações, mas na opção “tradicional”, dá para lavar e secar em uma hora.
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“Nosso negócio atende a quatro premissas: economia, acessibilidade, disrupção e sustentabilidade”, enfatiza o empreendedor. Nos dez anos desde sua criação, a 60 Minutos reduziu o consumo de energia em 60% e economizou quase 2 bilhões de litros de água.
“Nossas máquinas utilizam apenas 48 litros em cada ciclo, enquanto o equipamento doméstico usa 150 litros. Os produtos, também de responsabilidade do grupo HI, são 100% biodegradáveis e o cliente pode escolher entre duas opções de fragrância ou sem cheiro”, conta. Ele também pode customizar seu pedido, escolhendo duas doses de amaciante ou frações de tempo de secagem.
Fachada da Lavanderia 60 Minutos: rede quer chegar a 1 mil lojas neste ano
Divulgação
O acesso e o uso das máquinas são simples, por meio de autoatendimento. O cliente escolhe o serviço em um totem e pode fazer outras coisas enquanto o equipamento “trabalha”. Cinco minutos antes do fim da operação, é avisado por WhatsApp. A loja não precisa de funcionários. Muitas são 24 horas, mas as que fecham têm controle digital da porta. “Fica por conta do franqueado apenas a limpeza diária e a reposição dos produtos nas máquinas”, explica Oliveira.
Saiba Mais
Recentemente, a rede criou um novo serviço: o Laundry In Box, que retira volumes de roupas em locais estratégicos, como condomínios, e as devolve limpas em 24 horas. Elas são colocadas em caixas, dentro de armários inteligentes disponibilizados pela empresa, e o franqueado lava na rede 60 Minutos. Esse serviço está sendo lançado este mês e o plano é, em três anos, disponibilizar 10 mil armários. A marca oferece modelos de franquia variados, como o módulo pré-fabricado, que tem 20 metros quadrados e pode ser alocado em estacionamentos, por exemplo.
De acordo com Oliveira, com um investimento inicial entre R$ 140 mil e R$ 150 mil, as franquias da 60 Minutos projetam um lucro líquido de 40% a 50% e payback em torno de 12 meses a 18 meses. “O setor de lavanderias alcança apenas 5% da população, mas o mercado deverá movimentar R$ 20 bilhões até 2030. A expectativa é que mais de 10% da população adote seu uso com frequência”, aposta.
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