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Amigos empreendem com aluguel de trajes finos masculinos, faturam R$ 5 milhões e apostam em franquias

Amigos empreendem com aluguel de trajes finos masculinos, faturam R$ 5 milhões e apostam em franquias


Social Express foi criada em 2016 com vendas apenas no online. Hoje, negócio conta com cinco lojas físicas e projeta total de 10 unidades até o final do ano Amigos desde a infância, Vítor Vasconcellos, 33 anos, e Guilherme Marcon, 33 anos, naturais de Canoas (RS), transformaram uma tradição familiar em uma ideia de negócio. Em 2016, eles fundaram a Social Express, loja especializada no aluguel de trajes finos masculinos sob medida. O negócio, que inaugurou a primeira loja física ainda em 2017, agora aposta na expansão por franquias. A previsão é encerrar 2025 com 10 unidades e um faturamento de R$ 10 milhões.
A percepção de uma oportunidade de mercado no nicho de roupas sociais masculinas surgiu enquanto Marcon observava os negócios da família, que há mais de 30 anos empreende no segmento de aluguel de roupas para eventos. Na época, ele notou que existiam poucas opções sofisticadas e acessíveis voltadas especialmente para os homens. Assim, ele criou a Social Express com o objetivo de ser uma opção mais rápida e cômoda para os consumidores.
Vasconcellos, que hoje é o CEO, entrou no negócio poucos meses após a fundação para apoiar o amigo na expansão da marca. Em pouco tempo, os empreendedores notaram que, apesar do e-commerce ter sido desenvolvido com a possibilidade de alugar o traje sob medida, os clientes gostavam de provar e ver de perto as opções. Dessa forma, em 2017, lançaram a primeira loja física da marca, com atendimento personalizado em Canoas.
Com o início da operação física, os amigos optaram por manter a presença no online – que, segundo Vasconcellos, é a opção preferida dos clientes recorrentes – e expandir a atuação presencial para outras localidades. Assim, inauguraram mais três unidades, chegando a Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS) e Joinville (SC). “Por sermos da região Sul, foi mais fácil, em termos de administração, estar em locais mais próximos a nós. Foi então que percebemos que, para expandir a nível nacional, o franchising seria o melhor modelo”, diz.
Para isso, os empreendedores começaram a formatar o modelo de franquias em 2023. Vasconcellos ressalta que, para garantir o sucesso das novas operações, foi necessário realizar diferentes tipos de ajustes para garantir a padronização do negócio. Entre as mudanças, a empresa fortaleceu a identidade visual, levando as cores da marca para dentro das lojas; trocou os móveis por opções modulares; reorganizou a dinâmica de atendimento com totens e tablets; e otimizou o estoque para incluir peças-chaves no início de cada operação.
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“Como trabalhamos apenas com aluguel, nosso estoque é permanente, com reinvestimentos apenas sazonais. Assim, começamos com um mix básico e funcional para as novas unidades, entendendo o que tem mais demanda e diminuindo o investimento inicial”, aponta Vasconcellos. Atualmente, a empresa trabalha com aluguéis que variam de R$ 390 a R$ 780 para adultos e a partir de R$ 300 para crianças.
Os clientes dividem-se entre aqueles que buscam o traje para uma ocasião específica, como casamentos e formaturas, e aqueles com demandas para o dia a dia. Além do aluguel individual, a empresa conta com pacotes para eventos, como descontos para padrinhos, e planos de assinaturas mensais, com um número preestabelecido de aluguéis no mês. As assinaturas correspondem a cerca de 10% da clientela de cada unidade.
Após a inauguração da primeira unidade franqueada em dezembro de 2024, em São José (SC), os empreendedores projetam a abertura de mais cinco franquias neste ano. As lojas demandam um investimento inicial a partir de R$ 250 mil e prazo de retorno de 24 meses. Segundo Vasconcellos, já há uma unidade negociada em São Paulo (SP) e planos para levar a marca para outras capitais. Depois de faturar R$ 5 milhões em 2024, a expectativa é que a rede, já com as franquias, feche o ano com um faturamento de R$ 10 milhões.
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