Amigas criam empresa de moda e, 40 anos depois, dividem a gestão do negócio com filhos
Primeira empresa do Grupo Agilità foi fundada em 1984, em Niterói (RJ). Hoje, negócio é composto por três marcas e tem crescimento médio de 15% ao ano Em 1984, na cidade de Niterói (RJ), as amigas e empreendedoras Agnes Crocchi, Vânia Almeida e Lucinda Aziz decidiram transformar a paixão por moda em um negócio. Juntas, elas fundaram a Agilità, marca carioca de moda feminina que compõe o que hoje é o Grupo Agilità, que também engloba as marcas Fabulous Agilità, focada em moda festa, e Litt, de moda jovem.
Hoje, o negócio, que cresce em média 15% ao ano, conta também com a participação dos filhos de cada uma das sócias. O processo de sucessão começou há cerca de 20 anos e, atualmente, a segunda geração atua em cargos executivos: Hugo Crocchi, filho de Agnes, é o diretor de marketing, e-commerce e expansão do Grupo Agilità; Manuella Almeida, filha de Vânia, é COO do Grupo Agilità e diretora criativa da Litt; e Paula Aziz, filha de Lucinda, é diretora criativa da Fabulous Agilità.
Criada em setembro de 1984 com um investimento inicial proveniente da venda de um carro, a Agilità começou como uma pronta entrega de peças de malha em atacado. Na época, a operação da empresa contava com uma modista e facções de costureiras. Pouco depois, em dezembro do mesmo ano, o negócio ganhou uma fábrica própria. A mudança se refletiu em um aumento no faturamento e, quatro anos depois, foi inaugurada a primeira loja própria no Rio de Janeiro, para vendas no varejo.
“A partir desse momento, fomos aprendendo com o dia a dia da fábrica e da loja e não paramos de crescer”, diz Vânia Almeida, cofundadora do grupo e diretora criativa da Agilità. Em 1998, a marca, que se tornou conhecida pelas peças sofisticadas, segmentou uma operação pensada para o público jovem, então batizada de Agilità Girls e que, agora, opera sob o nome Litt.
Segundo Manuella Almeida, a etiqueta se consolidou como uma estratégia do grupo para expandir o alcance de público e garantir capital de giro de forma mais rápida, com roupas mais simples e mais baratas. Atualmente, os preços das peças vendidas no e-commerce da Agilità variam de R$ 197 a R$ 7.597, enquanto os produtos da coleção mais recente da Litt custam de R$ 177 a R$ 1.897.
De olho na demanda de algumas consumidoras, que expressavam o desejo de roupas mais glamurosas para eventos, também foi criada a Fabulous Agilità, em 2009. A marca surgiu como uma linha da primeira empresa, mas logo se tornou um negócio separado, sob a direção criativa de Paula Aziz, uma das sucessoras. Os produtos atualmente disponíveis no site da marca variam de R$ 297 a R$ 9.997.
O grupo conta com nove lojas próprias, que comercializam produtos da Agilità e Agilità Fabulous, marcas que as fundadoras consideram complementares. “Há três anos, iniciamos um movimento de expansão e temos cumprido à risca o objetivo de abrirmos pelo menos uma loja nova por ano. Buscamos praças que façam sentido para o negócio, onde ainda não estamos presentes”, diz Hugo Crocchi, responsável pela expansão. Hoje, as lojas estão divididas entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal. Para os próximos anos, a marca planeja dar continuidade no plano de abertura de novas lojas, com foco ainda nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Para Manuella Almeida, as lojas próprias são uma estratégia importante sobretudo para a visibilidade da marca, o que impulsiona, indiretamente, as vendas em outros dois canais: e-commerce e multimarcas. O Grupo Agilità está presente em mais de 200 multimarcas, que representam cerca de 45% do faturamento. De acordo com a COO, a participação dessa frente em quase metade do faturamento do negócio é fundamental para a escala e previsibilidade do capital de giro.
O e-commerce das marcas passou por um projeto de evolução durante a pandemia, com práticas omnichannel, aumentando o patamar de participação das vendas. Hoje, o canal representa cerca de 27% do faturamento da companhia.
As três marcas dividem a fábrica de pilotagem do Grupo, que conta com equipes de estilo, desenvolvimento e modelagem, além de revisão das peças produzidas fora da indústria. Ao todo, a empresa conta com cerca de 300 funcionários, dos quais 261 são mulheres. Nos cargos de gestão, 84% do quadro é ocupado por lideranças femininas.
Para Vânia Almeida, o número de mulheres no negócio é um resultado natural da gestão inicial da empresa pelas três amigas, além do movimento do próprio setor de moda. No processo de sucessão, a empreendedora também ressalta que os espaços foram sendo ocupados de forma orgânica. “Eles cresceram vendo nosso trabalho, e isso foi necessário para gerir a expansão. Foi tudo muito natural, cada um na sua área de interesse”, diz.
As sócias fundadoras continuam ativas nas operações, tanto no conselho quanto em suas respectivas áreas no Grupo. Agnes é diretora administrativa do Grupo Agilità, enquanto Lucinda e Vânia atuam como diretoras criativas da Agilità. A previsão das empreendedoras é manter o crescimento médio anual de 15% a partir da expansão conjunta de multimarcas, lojas próprias e e-commerce.
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