Ambiente tóxico no trabalho? Veja 7 sinais que um líder não pode ignorar
De acordo com especialista, locais de trabalho ruins não aparecem do nada. Eles são construídos, aos poucos, por meio de decisões, falhas e hábitos dentro da liderança Mesmo com boas intenções, existem líderes que, sem perceber, acabam criando um ambiente de trabalho tóxico. Com o tempo, a cultura da empresa pode piorar, inclusive, o clima entre os funcionários. Para Peter Economy, especialista em gestão e autor do livro “Wait, I’m Working With Who?!” (“Espere, estou trabalhando com quem?”, em tradução livre. O livro ainda não tem edição em português) o mais preocupante é quando o último a notar isso, é quem está no comando.
Segundo Economy, ambientes tóxicos não aparecem do nada. Eles são construídos, aos poucos, por meio de decisões, falhas e hábitos dentro da liderança. Em um artigo publicado na Inc., o autor definiu sete sinais que indicam que a equipe pode não estar feliz no trabalho. São eles:
1. As pessoas pararam de se expressar
De acordo com Economy, quando os funcionários deixam de dar opiniões, fazer perguntas ou trazer ideias novas, algo está errado. O silêncio em reuniões pode ser um sinal de que eles se sentem inseguros ou com medo de se expor. O especialista afirma que equipes saudáveis se comunicam com liberdade e confiança.
2. A equipe só foca em problemas
Se os únicos assuntos que chegam até a liderança são reclamações, erros ou crises, o autor afirma que pode ter um desequilíbrio ali. Para ele, em uma cultura positiva, conquistas também são celebradas, mesmo as pequenas. Quando o foco está apenas no que deu errado, a motivação da equipe diminui.
3. Os melhores estão saindo
Perder bons profissionais de vez em quando é normal. Mas se os principais talentos estão deixando a empresa com frequência, Economy acredita que é hora de prestar atenção. Muitas vezes, as pessoas não falam a verdade nas entrevistas de desligamento, mas depois que conseguem um novo emprego, revelam frustrações antigas.
4. As regras não valem para todos
O especialista afirma que quando certos funcionários recebem tratamento especial ou não tem as mesmas punições, a confiança se perde. A cultura da empresa é moldada pela união — e isso começa pelo exemplo da liderança.
5. A equipe se sente culpada quando tira folga
Se os funcionários evitam tirar férias, pedem desculpas por faltar ou continuam trabalhando mesmo fora do expediente, Economy acredita que isso mostra que existe uma pressão, mesmo que não seja dita. O tempo de descanso deve ser respeitado e incentivado, não motivo de culpa.
6. Falar sobre crescimento não muda nada
Para Economy, quando o líder promete desenvolvimento profissional sem oferecer chances reais de crescimento, ele desgasta o relacionamento com a equipe. Cortar treinamentos, adiar promoções ou deixar de fazer reuniões individuais passa a mensagem de que o crescimento das pessoas não é prioridade.
7. A equipe evita conflitos
Desentendimentos fazem parte do trabalho, mas precisam ser resolvidos com respeito. Se todos evitam discutir problemas ou se os conflitos acabam em brigas, o autor afirma que o ambiente de trabalho pode não está saudável. Economy indica que o líder deve ficar atento em como as pessoas reagem quando discordam da liderança — isso revela muito sobre a cultura interna.
Saiba mais