Amazon fortalece PMEs brasileiras com capacitação e logística para vendas no país e no exterior
Com programas como o Conecta, o FBA e o Vendas Internacionais, a empresa dá suporte para marcas nacionais expandirem suas operações “Quando decidimos abrir revenda nos Estados Unidos, logo pensamos que o melhor caminho seria estar na Amazon.” A frase simples e direta de Guilherme Martori, empresário e fundador da Sacudido’s – marca de produtos de vestuário cuja inspiração é a vida no campo – sintetiza toda a estrutura oferecida aos vendedores parceiros da gigante de vendas online.
Martori é um empreendedor experiente. Quando procurou a Amazon – há menos de um ano – já tinha uma longa trajetória no mercado e resultados positivos com a marca, nascida em Franca, interior de São Paulo, tanto no ambiente físico quanto no digital.
Mesmo com tanta bagagem nos negócios, viu sua operação internacional decolar a partir do momento em que se tornou parceiro e contou com um suporte completo – que vai do cadastro de produtos ao envio para centros de distribuição nos Estados Unidos através do programa Vendas Internacionais. “Eles praticamente pegaram na nossa mão e mostraram todos os passos. Não teríamos conseguido isso sozinhos”, completa.
O resultado veio logo. Em poucos meses, a Sacudido’s vendeu quase 2 mil bonés, carro-chefe da marca, para diversos países, como Estados Unidos, Canadá, México, França e Dubai – e, agora, planeja dobrar esse número em breve.
A diretora de marketplace na Amazon Brasil, Virgínia Pavin, explica que apoiar o crescimento de pequenos e médios negócios é um dos grandes objetivos da empresa no país. “Aqui temos mais de 100 mil vendedores parceiros, sendo 99% PMEs. Eles já contabilizam milhões de produtos listados na Amazon.com.br e geraram mais de 170 mil empregos diretos,indiretos e induzidos no Brasil. Então, realmente é uma parcela muito relevante para nós.”
As pequenas e médias empresas representam um setor importante para a economia nacional. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que os pequenos negócios são 97% do total de companhias do país. Além disso, eles são responsáveis por quase 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional . Os números expressivos, no entanto, não refletem estabilidade. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, de cada dez empresas abertas no Brasil, seis não conseguem sobreviver após cinco anos.
Já uma pesquisa da Neoway, empresa de big data analytics e inteligência artificial, divulgada com exclusividade para a PEGN, mostrou que o Brasil tem 215 mil empresas com alta propensão de encerrar suas atividades. E 78,4% são microempresas (MEs); 18,2%, microempreendedores individuais (MEIs); e 2%, empresas de pequeno porte (EPPs).
Diante desse cenário desafiador, todo apoio tem sido fundamental para quem deseja começar seu próprio negócio.
O empreendedor e sócio-fundador da Italle – empresa que comercializa cápsulas de café compatíveis com a Nespresso –, Leonardo Nassif, sabe bem disso. Antes de fundar a marca – que hoje conta com outros dois sócios, Ivan Barteczko e Gustavo Nassif –, ele havia focado a produção em cápsulas fitness, com produtos que tinham whey, proteína e creatina.
“Em 2016, morei na Irlanda por seis meses. E eu tinha detectado que lá na Europa havia um grande mercado de itens em cápsula. Tinha cerveja em cápsula, sorvete em cápsula, tudo em cápsula! Tentamos trazer essa inovação para o Brasil, mas no começo foi muito desafiador. Não conhecíamos este segmento e quase nada do funcionamento de uma empresa. Simplesmente mergulhamos num objetivo em comum. E quando não deu certo, começamos a estudar melhor o mercado e ir atrás de parceiros de negócios”, conta Leonardo.
A virada de chave da empresa aconteceu em 2020. O sócio Ivan Barteczko explica que “a entrada da Amazon foi um ponto de mudança para a Italle”. “Aperfeiçoamos nosso produto, embalagem, demos mais destaque para nossa linha carro-chefe composta por produtos à base de leite, como cappuccino, chocolate, café com chocolate 70%, café com leite e creme brulée. E iniciamos uma jornada de crescimento com diferencial, preço competitivo, design moderno, bom custo-benefício e fácil acesso pelo mundo. Tudo estimulado pela Amazon. Por isso, digo que ela foi fundamental nesse processo.”
A mesma percepção de ampliação de mercado é compartilhada por Danilo Rodrigues, da Rino Bikes. A marca passou de loja de bairro para venda nacional. “Entendemos que o físico nos limitava. Com a Amazon, passamos a atender clientes em todo o país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste”, diz.
Com vendas inicialmente restritas ao bairro, a Rino Bikes ampliou a operação e hoje atende clientes em todo o país, especialmente no Norte e Nordeste
Divulgação
Ferramentas que impulsionam
A expansão da economia digital no Brasil tem redefinido modelos de negócio e transformado hábitos. Os consumidores passaram a buscar mais agilidade e personalização em suas compras, e os marketplaces se consolidaram como canal estratégico de venda. Mas atuar nesse ambiente digital vai muito além de criar uma loja e cadastrar produtos.
Nesse contexto, a Amazon tem se destacado ao oferecer aos vendedores parceiros ferramentas que atuam como verdadeiras aliadas nos negócios. Uma delas é o FBA – Logística da Amazon no qual a empresa recebe os produtos do vendedor em um dos centros de distribuição e, a partir daí, fica responsável por todo o processo, da armazenagem à entrega (feita por transportadoras parceiras), e além do atendimento ao consumidor (pós-venda).
“Com o programa Vendas Internacionais e o FBA você pode ter um negócio de grande escala nos Estados Unidos sem precisar estar lá. É possível operar tudo daqui. Isso é o que eu acho sensacional. Eles cuidam da mercadoria, fazem o despacho. Se o cliente não quiser, eles recebem o produto de volta, avaliam se ainda está em condição de venda e o recolocam no estoque. Entre todas as ferramentas que eles oferecem, essa é, para mim, a mais incrível”, avalia Martori.
Gustavo também menciona a importância do FBA no processo de crescimento da Italle. “Entrar no programa exigiu organização, reestruturação da operação e investimento. E foi o que nos colocou em outro nível.” Além disso, a marca utiliza o Amazon Ads, que, contribuiu para aumentar a visibilidade e o alcance de produtos dentro da loja.
Na Rino Bikes, o sistema de coleta eficiente foi decisivo para a expansão. “A coleta diária, a logística rápida e a credibilidade da Amazon com o consumidor final nos abriram novos mercados”, explica Rodrigues, que destaca o suporte prestado por um gestor da gigante de vendas como diferencial. “Foi um contato que nos deu todo o apoio e nos explicou como aproveitar toda a infraestrutura que o site já disponibilizava.”
A importância das conexões
Mais do que disponibilizar ferramentas eficazes, a Amazon entende que um dos segredos do sucesso nos negócios está nas conexões humanas. “Nós queremos, cada vez mais, conectar pessoas. Proporcionar isso entre os vendedores e os nossos parceiros, colocando todo mundo em contato”, afirma Virgínia Pavin, diretora de marketplace na Amazon Brasil.
Não é à toa que um dos principais eventos da empresa no Brasil se chama Amazon Conecta. “É onde conseguimos estar pessoalmente com os vendedores, tirar dúvidas, apresentar ferramentas, ouvir ideias e gerar aprendizados reais”, acrescenta Virgínia.
Para Martori, da Sacudido’s, a participação no encontro foi decisiva. “Tive três ou quatro ideias que mudaram minha operação só de conversar com outras pessoas. É um evento diferente de tudo o que a gente vê nos marketplaces do Brasil.”
Gustavo Nassif, da Italle, ressalta que a experiência no Conecta contribuiu para acelerar processos internos e testar novas estratégias de marketing digital. “Aprendemos na prática. Ouvimos quem já passou pelos mesmos desafios, entendemos atalhos e compartilhamos soluções.”
SERVIÇO
Amazon Conecta 2025
Quando: 6 de maio de 2025
Horário: das 8h às 18h
Local: WTC Events Center, São Paulo, SP
Inscrições: www.amazonconecta.com.br/pt/conectabr