Amazon atinge 100 mil sellers no Brasil — 99% são MPMEs que movimentam R$ 11,3 bilhões
Dado integra o primeiro relatório da empresa de impacto para o crescimento e sucesso do empreendedorismo nacional As micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) são quase a totalidade dos vendedores que integram o marketplace da Amazon no Brasil. A empresa, que ultrapassou a marca de 100 mil parceiros neste ano, conta com 99% da base formada por MPMEs. O dado faz parte do relatório “Amazon Brasil: Impulsionando PMEs que transformam a economia nacional”, apresentado nesta segunda-feira (28/4) em um evento em um centro de distribuição da empresa, em Cajamar (SP).
Por região, os estados que registraram maior crescimento no número de vendedores entre 2023 e 2024 foram: Rio de Janeiro (aumento de 76%), Pará (67%), Goiás (41%), Bahia (32%) e Paraná (24%). Ainda de acordo com o estudo, que foi realizado pela PcW com dados de 2024, em média, 78% das vendas pelo marketplace acontecem fora dos estados onde os vendedores estão sediados.
Atualmente, a empresa trabalha com uma base de 150 milhões de produtos em mais de 50 categorias. Casa, Cozinha, Eletrônicos e Moda são as que mais puxam vendas na plataforma no Brasil. Segundo o levantamento, os vendedores MPMEs movimentaram R$ 11,3 bilhões em vendas no ano passado.
De acordo Virginia Pavin, diretora de marketplace da Amazon, o Brasil se mantém como um foco global da empresa em 2025, com os investimentos divididos em três principais frentes: infraestrutura logística; portfólio de produtos e serviços; e apoio às pequenas e médias empresas. Segundo Pavin, a estratégia de expansão da companhia com as PMEs envolve não apenas o aumento da base de vendedores, mas a otimização daqueles que já integram a plataforma.
Leia também
“Nosso maior foco é fazer com que os empreendedores consigam entender as alavancas do sucesso no e-commerce, que são: ter a maior seleção, o melhor preço e o menor prazo de entrega. Para cada um desses elementos, existem diferentes formas de fazer. Para ajudar nisso, estamos expandindo nossa base de gerentes de contas para que a gente consiga ter um suporte personalizado para os vendedores”, diz Pavin, que afirma que o objetivo é apoiar desde a precificação até a escolha pelo canal de logística mais funcional para o negócio. Em 2024, a empresa afirma ter treinado mais de 50 mil vendedores parceiros, um crescimento de 65% em relação ao ano anterior.
As PMEs também integram parte da estratégia de expansão logística da marca no Brasil. Lançado em 2024, o Amazon Hub é uma iniciativa que transforma pequenas e médias empresas em hubs logísticos em suas regiões. Os empreendedores podem se cadastrar para receber e entregar os produtos comercializados pelo site da Amazon dentro das suas regiões e comunidades de atuação. Atualmente, a companhia conta com 400 negócios cadastrados. A meta é chegar a 1,9 mil até o fim do ano, como adiantado por PEGN.
Em fevereiro deste ano, a empresa disse não abrir o capital que será investido no Brasil em 2025, mas afirmou que o total será “muito maior” do que o do ano anterior. Desde 2011, quando iniciou a operação no mercado brasileiro, a Amazon injetou R$ 33 bilhões no país, segundo a companhia.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!