Abicab prevê produção de 45 milhões de ovos de chocolate para a Páscoa de 2025
Indústria oferecerá mais de 800 produtos para a data comemorativa A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Bala (Abicab) divulgou nesta quarta-feira (12/3) seu mapeamento anual de Páscoa. Segundo a entidade, a indústria nacional vai produzir 45 milhões de ovos de chocolate. Serão 804 produtos disponíveis para os consumidores, sendo 94 lançamentos.
“O aumento de portfólio traz um espírito de uma Páscoa mais democrática e acessível ao consumidor, no momento em que questões como a alta do cacau pressionam o setor”, afirmou Jaime Recena, presidente executivo da Abicab, durante evento. De acordo com o executivo, os lançamentos incluem novos formatos, receitas e adaptações — por exemplo, quando um bombom já conhecido pelo público vira um ovo de Páscoa.
“Esperamos que toda a produção destinada para a Páscoa, assim como aconteceu nos últimos anos, seja comercializada”, projeta.
A produção total de chocolates no Brasil encerrou 2024 com 806 mil toneladas, o que inclui a produção para a Páscoa do ano passado. O dado representa um aumento de 3% em relação a 2023. “Consideramos uma produção estável”, diz Recena, acrescentando que a alta do cacau não causou a falta de chocolate.
Segundo o executivo, a indústria tem tido de fazer adaptações para não repassar todo o aumento ao consumidor na ponta. “São alternativas focadas em planejamento e entender como o mercado irá se acomodar nos próximos anos”, afirma. “A indústria está buscando cada vez mais entregar alternativas ao consumidor. Estamos sempre buscando novidades e receitas para acompanhar as tendências, como produtos com mais percentual de cacau e zero açúcar.
Neste ano, o setor vai abrir 9.696 vagas de trabalho, um crescimento de 26% em relação a 2024. “Muitos brasileiros usam a Páscoa como porta de entrada nessa indústria”, diz Recena. Segundo a Abicab, mais de 20% destes profissionais terão a chance de conquistar uma vaga efetiva.
A entidade não informou expectativas sobre inflação no preço médio dos ovos de Páscoa, já que os valores dependem da cadeia de produção e da estratégia comercial do ponto de venda.
Saiba mais
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar