99 anuncia investimento de R$ 1 bilhão no Brasil e retorno do 99Food
Plataforma de delivery havia sido encerrada em 2023. A empresa ainda não divulgou datas específicas ou cidades iniciais para a reestreia A 99, do grupo chinês Didi Chuxing, anunciou o retorno da 99Food, seu serviço de entrega de comida, que tinha encerrado as operações em 2023. A retomada da operação está prevista para ocorrer ainda neste ano e faz parte de um pacote de investimentos de R$ 1 bilhão que a companhia fará no Brasil em seus serviços de mobilidade urbana, soluções financeiras e, agora novamente, na área de delivery. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16/4) durante um encontro com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
A empresa ainda não divulgou datas específicas ou cidades iniciais para a reestreia, mas afirmou que irá disponibilizar o serviço gradualmente para consumidores, restaurantes e entregadores.
De acordo com a nota divulgada pela companhia, o serviço tem como objetivo “oferecer refeições de qualidade com preços mais acessíveis para os consumidores brasileiros, empoderar restaurantes com uma plataforma poderosa para crescer e otimizar entregas, e criar oportunidades de ganhos para entregadores parceiros em todo o país”.
A 99Food foi originalmente lançada no país em 2019, começando por Belo Horizonte (MG), mas teve atuação discreta frente à concorrência, encerrando as operações com restaurantes em janeiro de 2023, cerca de um ano depois da saída do Uber Eats do país. Agora, a empresa quer voltar para disputar espaço em um mercado dominado por nomes como iFood e Rappi.
De acordo com uma pesquisa da consultoria Galunion divulgada em 2024, as plataformas são significativamente mais utilizadas por redes de restaurantes: 27% dessas empresas captam pedidos exclusivamente por aplicativos. Entre os estabelecimentos unitários, esse número cai para 7%. O iFood é predominante. Em 2023, o Cade impôs uma série de limites para a prática de contratos de exclusividade da plataforma.
Hoje, a 99 opera no Brasil com o aplicativo de transporte de passageiros por carro, 99Motos, 99Entrega e 99Pay.
Saiba mais
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos de PEGN? É só clicar aqui e assinar!