Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
77% dos micro e pequenos empreendedores estão otimistas para 2025, diz pesquisa

77% dos micro e pequenos empreendedores estão otimistas para 2025, diz pesquisa


Levantamento da SumUp indica que os setores de cosméticos, alimentação e vestuário são os mais esperançosos com o ano 77% dos micro e pequenos empreendedores estão otimistas com a melhora das vendas em 2025 e apenas 4% estão pessimistas com o cenário que se desenha para o ano que inicia. Os empreendedores que trabalham com cosméticos são os mais entusiasmados: 83% acreditam que 2025 será um bom ano para vender e nenhum empreendedor do segmento se disse pessimista.
Os dados, a que PEGN teve acesso com exclusividade, fazem parte de pesquisa sobre as expectativas para 2025 realizada pela SumUp, empresa britânica de soluções financeiras, com 517 micro e pequenos negócios de todas as regiões do Brasil.
Donos de negócios de alimentação e vestuário estão entre os mais otimistas em 2025, ambos registaram 78% de percepção positiva sobre o ano. Dentre todas as áreas que participaram do estudo, nenhuma se mostrou pessimista – a que apresenta menor índice de otimismo é a de profissionais de saúde, de 70%.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
Entre os que se declararam otimistas, 30% acreditam que o ano será bom porque planejam investir mais nos negócios em 2025; 25% têm essa percepção porque veem melhora na economia; 17% afirmam que os negócios estão em melhores condições e 16% acreditam que terão mais tempo para se dedicar aos empreendimentos.
A pesquisa da SumUp indica que 44% dos entrevistados acreditam que a economia vai melhorar em 2025, enquanto 33% têm a percepção de que vai piorar. 23% se mantiveram neutros sobre o assunto. Os setores mais otimistas com a economia brasileira são os de eletroeletrônicos e alimentação (55%). Na outra ponta, 33% dos profissionais de saúde acreditam que o cenário deve piorar.
“Entendemos que os empreendedores estão animados para o ano porque tiveram um bom 2024. Foi um ano muito positivo, com crescimento do PIB e baixo desemprego”, disse Lilian Parola, economista e diretora de mercado de capitais da SumUp.
O entusiasmo é maior quanto menor for a faixa de faturamento do negócio: o maior otimismo foi registrado entre quem fatura de 5 a 10 salários mínimos (84%). Os menos otimistas (70%) são os que faturam mais de 10 salários mínimos.
Leia também
O estudo também aponta que os empreendedores do Norte do Brasil são os mais confiantes com as vendas em 2025: 89% se dizem otimistas. Em seguida, vêm Nordeste (82%), Sudeste (77%), Sul (73%) e Centro-Oeste (72%).
37% dos entrevistados afirmaram que querem aumentar a presença na internet e vender novos produtos e serviços. 20% pretendem que desejam adotar novas tecnologias em 2025 e outros 20% não devem realizar mudanças nas empresas. A pesquisa mostra que 9% disseram que vão iniciar um e-commerce – empreendedores que trabalham com artesanato estão na dianteira, com 17% deles expressando esse desejo – e 7% querem fazer contratações ao longo do ano.
“Entendemos que os micro e pequenos empreendedores brasileiros sempre apostaram em novos produtos e tendências para expandirem seus negócios. Mas é interessante ver como nossos clientes também estão associando o crescimento a uma maior presença online. Eles entendem que a internet pode deixar suas marcas mais famosas e permitir que seus produtos sejam vendidos para todo o planeta”, comentou a executiva.
Olhando para o passado recente, 67% dos micro e pequenos empreendedores entrevistados avaliam que 2024 foi um ano bom ou muito bom. 23% foram neutros sobre o assunto e 10% declararam que o período foi negativo para seus negócios. 2024 foi visto como majoritariamente positivo por todos os segmentos, mas especialmente por empreendedores das áreas de artesanato (78%) e cosméticos (74%).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos de PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *