Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
7 tendências de marketing digital para 2025

7 tendências de marketing digital para 2025


O que você precisa saber para aplicar no seu negócio online ou offline e ter sucesso neste ano A presença digital é realidade para a maioria dos negócios no Brasil. Não há como escapar. A pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada com mais de 6 mil empreendedores em todo o país revelou que as empresas estão presentes no digital com perfis nas redes sociais ou na web: 64,3% têm conta no Instagram, 41,3% no Facebook e 9,6%, site próprio.
“Hoje, as cinco gerações [baby boomer, X, Y, Z e Alfa] estão conectadas, e utilizam meios digitais, seja WhatsApp, redes sociais, e-mail, ou pesquisas pelo Google. Por isso, dedicar-se ao marketing digital é fundamental, porque, de alguma forma, o cliente está em um desses canais”, afirma João Finamor, professor de marketing digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Apenas para esclarecer, de acordo com Ivan Tonet, gerente de Acesso a Mercados do Sebrae, marketing digital é o conjunto de estratégias utilizadas para promover produtos ou marcas por meio de canais online, como sites, blogs, redes sociais, e-mails e aplicativos. “O objetivo principal é conectar empresas aos consumidores no ambiente digital, permitindo interações mais diretas e personalizadas”, diz.
Ainda segundo Tonet, o marketing digital oferece diversas vantagens para as empresas, incluindo pequenos negócios, tais como:
Possibilita uma comunicação direta com o público, focando no relacionamento e na experiência positiva com a marca;
Permite avaliar, em tempo real, o desempenho das ações da empresa, o que facilita ajustes rápidos nas estratégias;
Propicia que as estratégias sejam direcionadas para atrair as pessoas certas, otimizando recursos e investimentos;
Contribui para remover barreiras geográficas, fazendo com que pequenas empresas alcancem clientes em todo o mundo;
Democratiza a comunicação, porque, em comparação com as mídias tradicionais, ele pode ser mais acessível, especialmente aos pequenos negócios, o que otimiza o orçamento;
Torna possível que a empresa esteja acessível 24 horas por dia, fortalecendo o relacionamento com os clientes.
Mais sobre Empreender na Prática
Por tudo isso, se você quer fazer seu negócio decolar, precisa prestar atenção às principais tendências para o marketing digital em 2025. Veja quais são elas.
1. Uso da Inteligência Artificial (IA)
A automação do marketing já é uma realidade, mas ela se tornará mais sofisticada com novas aplicações de IA, uma vez que as ferramentas vivem em constante atualização e incorporando novas tecnologias avançadas. Elas permitem que empresas criem campanhas altamente segmentadas e mais personalizadas. Para Ivan Tonet, o “extra” fica por conta da IA generativa, que ajuda a imprimir maior personalização, criatividade e originalidade às campanhas. João Finamor, da ESPM, acredita que “se apropriar da IA para criação, planejamento e desenvolvimento de estratégias é, sem dúvida, a maior das tendências para 2025”.
2. Personalização avançada
Ela pode ganhar com o reforço trazido pela IA generativa, bem como pelo uso de Big Data, com coleta e análise de dados. Essas ferramentas ajudam a criar estratégias para atender às necessidades específicas de indivíduos ou de grupos de consumidores, com ofertas e experiências mais relevantes para eles. O trabalho de personalização cria conexões mais significativas com os clientes, que geram campanhas de marketing mais eficientes que, por sua vez, levam a clientes mais satisfeitos.
3. Experiência do usuário (UX) como diferencial competitivo
Complementa a estratégia anterior. Uma comunicação mais personalizada, que cria conexões especiais, proporciona uma melhor experiência para o consumidor. Mais do que nunca, esse é um grande diferencial para ele. Marcas que conseguirem ganhar sua atenção (e o seu coração) estarão sempre na sua lista de preferência.
“Para melhorar a UX, otimize o site para ser visto em dispositivos móveis: certifique-se de que ele carrega rápido e é fácil de ser navegado em celulares. Estimule o contato, incluindo um botão de WhatsApp ou um formulário simplificado, e facilite o processo de compra ao reduzir o número de passos até o cliente concluir o pagamento”, sugere Ivan Tonet, do Sebrae.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
4. Sustentabilidade socioambiental
O mundo contemporâneo globalizado e atento às questões relacionadas ao meio ambiente e à sociedade se rendeu ao ESG (sigla do inglês para governança ambiental, social e corporativa). O marketing digital deve desenhar estratégicas que contemplem esses valores.
5. Predominância de conteúdos em vídeo
“A tendência dos vídeos curtos e verticais continua em evidência”, afirma João Finamor. Ivan Tonet reforça: “Eles são uma alternativa de marketing descomplicado. Os vídeos são consumidos de maneira rápida e envolvem um público crescente. Plataformas como o TikTok e Instagram Reels podem proporcionar alta visibilidade e retorno, mesmo com orçamentos baixos. Dá para produzir vídeos simples e gravar, com o celular, tutoriais, bastidores da empresa, depoimentos de clientes, o processo de produção…”, explica.
6. Expansão da economia de criadores
É bom ficar de olho na tendência de maior valorização dos criadores de conteúdo – eles podem funcionar como instrumentos eficientes para ajudar no marketing digital da sua empresa ou da sua marca. A profissionalização da creator economy (economia criativa) atrai a atenção do público para os influenciadores que podem ser peças fundamentais na estratégia de marketing digital.
“Micro ou pequenas empresas podem começar com microinfluenciadores locais. Mesmo os criadores de conteúdo de pequenas cidades ou de bairros, com menos de 10 mil seguidores, podem trazer uma visibilidade importante para o negócio. Dá para oferecer parcerias baseadas em troca por divulgação, por exemplo. O importante é escolher influenciadores que compartilhem os valores da sua marca para criar conexões autênticas com o público”, diz Tonet.
7. Criatividade e storytelling
A presença massiva nas redes sociais gera cansaço e saturação. Muita gente com opinião sobre tudo. Muita gente querendo vender seu peixe. Daí a tendência de se valorizar a criatividade e o storytelling.
“É preciso pesquisar e entender muito bem quem é o cliente para falar diretamente com ele. Discursos genéricos acabam apenas sendo mais do mesmo. Basear sua estratégica em um storytelling criativo é um grande diferencial do marketing digital”, defende Finamor. Conhecer profundamente o público-alvo aumenta a possibilidade de construir (e contar) uma história sobre a marca e o que ela pode significar para o consumidor, e aumenta a chance de se conectar com ele.
Neste ano, o marketing digital vai continuar evoluindo exponencialmente com o surgimento de novas tecnologias. É fundamental manter-se atualizado e aplicar o que for pertinente ao seu negócio para, assim, ser competitivo no mercado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *