7 razões para combater a procrastinação e aumentar a eficiência no trabalho
Autor alerta para malefícios causados pelo hábito de deixar as tarefas para última hora A procrastinação entre adultos no ambiente de trabalho tem sido um dos grandes desafios da atualidade. A constatação foi feita pelo autor de best-sellers de negócios Peter Economy, em um artigo publicado na Inc. Diante desse cenário, ele aponta o resultado de um estudo que mostra que 25% dos homens e mulheres em todo o mundo são procrastinadores crônicos. A condição afeta não só a jornada profissional, mas também os relacionamentos sociais.
Embora reconheça a gravidade do problema, o escritor ressalta que há formas de combater o hábito de deixar tudo para última hora e gerar melhorias nos níveis de produtividade no trabalho. Para isso, os indivíduos podem se atentar a sete dicas, que vão desde o cuidado com a saúde física e mental até estratégias para gerenciar melhor o tempo. Confira:
1. Aceite os desafios
De acordo com ele, as pessoas acabam escolhendo tarefas mais simples para não ter que lidar com possíveis dificuldades. No entanto, a atitude pode reduzir e até prejudicar as chances de desenvolvimento.
Por causa dessa tendência, ele recomenda que as pessoas façam uma lista e realizem a atividade mais desafiadora primeiro para aumentar sua resistência mental e construir movimento ao longo do dia de trabalho.
2. Garanta seu futuro profissional
Economy diz que finalizar tarefas e cumprir prazos é essencial para o sucesso do futuro profissional. “As tarefas podem parecer triviais, mas juntas influenciam sua posição profissional e direção de carreira”, afirma.
Ele ainda ressalta que cada tarefa representa um investimento em busca do seu próprio sucesso. Ou seja, um desempenho regular impacta na confiança tanto dos colegas quanto dos chefes. “Isso desbloqueia chances de promoção que os procrastinadores invariavelmente falham em atingir”, alerta.
3. Proteja sua saúde física
A procrastinação pode estar associada a algumas condições de saúde e comprometer a qualidade de vida das pessoas. Isso porque a sensação causada pelas tarefas inacabadas pode gerar estresse e reações fisiológicas que acabam prejudicando o corpo ao longo do tempo.
Segundo a revista científica Neuroscience News, alguns estudos apontam a relação da procrastinação com o aumento de ansiedade, dor e atraso na busca por assistência médica. A partir disso, Economy sugere que a conclusão das atividades ajuda a preservar a saúde a longo prazo.
4. Melhore a qualidade da entrega do trabalho
Deixar as tarefas para última hora pode comprometer a qualidade do resultado. De acordo com o escritor, a procrastinação aumenta as chances de erros, já que reduz o tempo de aprimorar e revisar um trabalho de forma mais cuidadosa.
5. Preserve a energia mental
Além dos impactos negativos na saúde física, a procrastinação consome a energia e a capacidade mental do indivíduo. Isso porque o adiamento de uma tarefa pode ocasionar o fenômeno psicológico conhecido como efeito Zeigarnik, que consiste na dificuldade de esquecer algo inacabado.
Ao terminar uma atividade, a ansiedade é eliminada, permitindo que a energia seja direcionada para outra área.
6. Crie espaço para o equilíbrio
O escritor aponta que a procrastinação faz com que o trabalho ultrapasse os limites e exerça um grande impacto em outras relações devido ao desequilíbrio do tempo para a realização das atividades. “Prazos apertados forçam as pessoas a desistir de relacionamentos essenciais e autocuidado, juntamente com atividades de lazer”, diz.
Para evitar esse problema, ele sugere um “gerenciamento eficiente” do trabalho, priorizando momentos de descanso e manutenção de relacionamentos sociais.
7. Experimente a energia da conclusão das tarefas
Por fim, Economy retoma o argumento de que a finalização das tarefas aumenta a energia e disposição para ter uma vida saudável. Isso porque, ao terminar os trabalhos, os cérebros liberam dopamina, que funciona como uma recompensa para o corpo.
Além disso, o fechamento incentiva o começo de novos projetos e impulsiona a produtividade. “Quando você supera a procrastinação, você melhora seu gerenciamento de tarefas enquanto muda fundamentalmente como você vê seu trabalho”, acrescenta.
Leia também