7 lições de liderança de um ex-VP do Walt Disney World para empreendedores
Empatia, autocuidado e clareza estão entre as dicas de Lee Cockrell para bons líderes Fazer com que o funcionário queira o melhor para o cliente e não apenas porque é obrigado. Essa é a definição de cultura organizacional de sucesso de Lee Cockrell, que foi vice-presidente do Walt Disney World Resort entre 1997 e 2007, e é autor de livros sobre gestão, como “Criando Magia”, “A Magia do Atendimento” e “Time Management Magic” (algo como “Magia da Gestão de Tempo”, que ainda não tem versão em português). Um dos maiores legados do executivo de 81 anos foi a criação do Disney Great Leader Strategies, que ajudou a treinar e desenvolver cerca de 7 mil líderes do complexo de entretenimento da Flórida.
Nascido no estado de Oklahoma, Cockrell foi um dos executivos enviados a Paris, na França, no início dos anos 1990 para a implantação do complexo Disneyland Parc (ex-EuroDisney), a versão europeia dos parques do Mickey Mouse. Isso deu a ele diferentes perspectivas de implantação da mesma cultura em territórios diferentes, o que demandou adaptações. Desde que deixou a empresa, ele criou seu próprio negócio de consultorias e palestras.
Cockrell falou para uma audiência de 55 franqueados, franqueadores e executivos do franchising brasileiro em Orlando, na Flórida, no último domingo (23/3) em um evento organizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Na ocasião, além de dividir sua história e conhecimentos, o executivo respondeu a algumas perguntas dos empreendedores presentes sobre liderança.
Confira os principais insights a seguir:
1. Cuide de você mesmo
Um líder precisa cuidar de si mesmo antes de pensar em como gerir uma equipe. “Cuide de sua saúde. Esse será o maior arrependimento que você terá quando não tiver mais energia para sua família e seu trabalho”, diz. O sono é primordial, e deve ser valorizado.
Mesmo hoje, aos 81, ele mantem uma rotina de exercícios e diz que o segredo é “colocar na agenda”. “Se você esperar ter vontade de se exercitar, provavelmente nunca terá. Precisa ser um compromisso”.
Ele também falou sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a empatia com o que outras pessoas podem estar vivendo. Um líder sempre precisa estar aberto a ouvir, mesmo quando não está em um bom dia. “A raiva te faz perder sempre. Se você tem um problema de irritação, vá atrás de descobrir a razão e trabalhe isso. Não leve para o trabalho”, disse.
2. Torne-se especialista
Na visão de Cockrell, para ter sucesso é necessário se especializar em alguma área. “Seja conhecido por algo, para que todos lembrem de você quando falarem em determinado assunto.”
Leia também
3. Cultura é o que torna sua marca grande
Um dos grandes segredos do sucesso da Disney é a forte cultura, carregada desde seu fundador, Walt Disney (1901 – 1966), até os dias de hoje. Na visão de Cockrell, é necessário que o líder viva a cultura, a ponto de os funcionários sentirem que querem fazer o melhor pelo cliente, não apenas por obrigação.
“Mesmo que eles não gostem da Disney, eles atuam e fingem que gostam, pois há um propósito que eles conhecem (…) Quando as cortinas se abrem, tudo tem que estar perfeito.”
4. Esteja presente
Cockrell conta que tinha o hábito de ver todos os funcionários todos os dias enquanto esteve na vice-presidência dos parques de Orlando. Era um ritual importante para ele, pois fazia com que a equipe se acostumasse com a presença dele no ambiente e, consequentemente, a manter a excelência. “Tínhamos uma regra de não deixar o chão molhado. E o chão nunca ficava molhado, porque eu iria lá”, exemplificou.
O executivo conta que passava quatro horas por dia em seu escritório e quatro na “linha de produção”, para entender como as atividades poderiam ser melhoradas e otimizadas. “Quando acontece um crime, você encontra evidências na cena do crime e não no seu escritório”, brinca.
5. Empatia
Cockrell diz que a chave para encontrar um equilíbrio na relação com funcionários, sobretudo com novos, que precisam de mais acompanhamento é fazer uma projeção: “como você gostaria que sua mãe ou seus filhos fossem tratados pelos chefes deles?”
Entretanto, na mesma medida, é sempre importante ser muito claro nas diretrizes sobre o que precisa ser feito. Mesmo na hora de dar feedbacks negativos ou até em uma demissão. “Se não quiser ter conversas difíceis, não tenha filhos e não seja um líder.”
6. Experiência é a melhor educadora
Exponha-se a novas situações, conheça novas pessoas, participe de eventos e ganhe experiência. Na visão do executivo, essa é a melhor forma de aprendizado que alguém pode ter. “Uma experiência fixa no seu cérebro”, afirma.
7. Melhore a cada dia
O executivo sugere que cada líder separe dez minutos do seu dia para se lembrar das decisões e das atitudes que tomou no dia anterior. Como faria se tivesse uma nova chance? “Eu posso fazer diferente hoje para ser melhor do que ontem? Reflita para fazer melhor e não repetir aquilo de que você se arrepende. Quando fixa algo em seu cérebro, você faz diferente depois”, disse.
Ele ainda fala que “aperfeiçoamento é um processo lento”, que requer um pouco de esforço a cada dia. Isso pode ser aplicado ao trabalho e à vida pessoal.
* O jornalista viajou a convite da Associação Brasileira de Franchising (ABF).