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7 ideias de produtos temáticos de Halloween para se inspirar e aquecer as vendas; veja dicas de especialista

7 ideias de produtos temáticos de Halloween para se inspirar e aquecer as vendas; veja dicas de especialista


Apesar de ter origem nos Estados Unidos, a data se popularizou entre os brasileiros Faltam 12 dias para o Halloween ou, como é conhecido aqui no Brasil, Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro. Apesar de ter origem nos Estados Unidos, a data se popularizou entre os brasileiros e se tornou uma oportunidade para aqueles que querem aquecer as vendas antes das festas de fim de ano. As opções são muitas. Os empreendedores podem adicionar novos produtos no cardápio, oferecer brindes, criar coleções ou fazer uma decoração temática.
Para Enio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, este é o momento perfeito para que as marcas estimulem a criatividade. Além de produtos, os empresários podem criar campanhas que gerem interação e engajamento nas redes sociais. Essas ações podem atrair novos clientes, fidelizar os atuais e fazer com que o público associe a marca a momentos de diversão e celebração.
“Ao aderir ao espírito festivo, os pequenos negócios demonstram que estão antenados nas tendências e dispostos a proporcionar experiências diferenciadas aos seus consumidores, o que pode gerar um impacto positivo na percepção da marca e, consequentemente, no aumento das vendas”, destaca o especialista.
Entretanto, Pinto relembra que é essencial que a loja proporcione uma experiência sensorial, estimulando os cinco sentidos do cliente e criando um ambiente atraente e convidativo. No caso das lojas físicas, o empreendedor pode ambientar e decorar o espaço, colocar músicas ligadas ao tema e até uniformizar os funcionários. Existe ainda a possibilidade de customizar e personalizar produtos.
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“Entretanto, para alcançar um resultado positivo, é fundamental que a empresa tenha um bom planejamento para poder identificar essa e outras datas comemorativas que possam contribuir para impulsionar as vendas e a visibilidade do negócio”, acrescenta o gerente.
A utilização das plataformas digitais também pode ser aliada das empresas nesta época. Os empreendedores podem investir em estratégias específicas, realizando postagens relacionadas ao tema, divulgando produtos e serviços e, se possível, investir em anúncios por meio do tráfego pago.
O especialista também indica que o empreendedor evite publicações que envolvam descontos e preços. “O importante é investir em criar um ambiente online que conquiste a atenção do consumidor e não venda explicitamente”.
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“Crie um cenário que exemplifique a necessidade de seu cliente, com seu produto ou serviço, e deixe que ele demonstre interesse por meio de perguntas”, destaca Pinto.
Veja a seguir 7 exemplos de campanhas criadas para o Halloween para se inspirar:
Splash Bebidas Urbanas
Fraplash de Arrepiar
Divulgação
A rede de franquias de cafeterias criou o Fraplash de Arrepiar (frappuccino com base de iogurte grego, finalizado com calda de morango) por R$ 25,90. No ano passado, na semana em que o produto ficou ativo, a companhia vendeu mais de 20 mil unidades e teve um aumento de faturamento de 12%, e o número de tíquete em 23%, comparado as 3 semanas antecedentes.
Neste ano, o próprio cliente poderá personalizar e colocar a calda na hora da finalização. O produto ficará disponível até o dia 31. Para superar os números do ano passado, a marca vem trabalhando suas redes sociais com conteúdos humanizados e está oferecendo o produto nas lojas físicas e pelo delivery.
“Investir no Halloween, mesmo não sendo uma data tradicionalmente brasileira, faz muito sentido para nós, porque é uma celebração que já conquistou os consumidores por aqui. As pessoas se divertem e entram no clima, e isso nos dá a oportunidade de inovar e criar produtos exclusivos para a ocasião”, explica Brunna Farizel, sócia-fundadora da marca.
Dóffee
Produtos focados em Halloween
Divulgação
A marca trouxe dois produtos personalizados para este Halloween: donuts Bruxaria Doce (R$20) com recheio de creme de cookie de baunilha, cobertura de chocolate verde e um chapeuzinho de bruxa de chocolate, e a bebida Feitiço de Açaí (R$18), com açaí e obertura de chantilly, decorada com o chapéu de bruxa de chocolate e um canudo de caveira. Os produtos ficarão disponíveis até 31 de outubro em todas as unidades da marca.
A Dóffee trabalha essa data há quatro anos e, em 2023, vendeu mais de 3 mil produtos durante o mês de outubro. Segundo a companhia, o Halloween ganha mais força no mercado a cada ano e por isso a data é uma oportunidade e estímulo de venda, principalmente, porque gera a vontade de preciso consumir antes que saia do cardápio.
Lupo
Os monstros invadiram o Halloween
Divulgação
A companhia lançou uma coleção de meias temáticas, especialmente desenvolvida para a data. Com o nome “Os Monstros Invadiram o Halloween, a linha tem 13 modelos com estampas para adultos e crianças. Alguns foram produzidos com fio fosforescente, que capta luz solar ou artificial, fazendo com que as peças brilhem no escuro.
Os valores ficarão em torno de R$ 38 para a versão adulta e R$ 28 para a infantil.
Café Cultura
Frappé de amora com pistache e o brigadeiro recoberto com mini confeitos roxos.
Divulgação
A cafeteria adicionou no cardápio alguns produtos especiais para a data comemorativara. Tem frappé de amora com pistache (R$ 24), brigadeiro recoberto com mini confeitos roxos (R$ 8) e tortinha de massa de chocolate recheada de brigadeiro cremoso verde com detalhes roxos e um olho (R$ 19). Os frappés vêm com uma cartela de adesivos temáticos, com edição e estoques limitados. Os produtos ficarão disponíveis até 31 de outubro.
No ano passado, a marca criou um frappé de doce de abóbora e um brigadeiro coberto com confeitos laranja. Neste ano, o pistache foi o escolhido para atingir as gerações mais novas.
Candide Brinquedos
Mickey Pirata
Divulgação
No ano passado, a marca não fez uma campanha para a data comemorativa, mas esse ano afirma que resolveu ter uma nova estratégia para atrair um novo público. A Candide criou bonecos Funko Pop dos personagens do filme “Os Fantasmas Ainda Se Divertem Beetlejuice Chase”. Outros três personagens também estão disponíveis: Chucky com Machado, Ghostface e Mickey Pirata. Os itens custam R$ 149,99.
McDonald’s
Buu Baldes
Divulgação
A rede de fast-food acrescentou quatro baldes temáticos, denominados Buu Baldes. Em outubro, os pedidos do McLanche Feliz serão entregues nos recipientes que terão quatro versões: Vampiro, Esqueleto, Múmia e Monstro. Em 2023, a rede estava focada na campanha de celebração aos 100 anos da Disney e só agora retornou as promoções focadas no Halloween.
HiperFesta
Os produtos de Halloween ficam disponíveis até dia 31 de outubro
Divulgação
A franquia de lojas de produtos para festas criou produtos decorativos ligados ao tema, como abóboras, fantasmas, monstros, morcegos, bruxas, caldeirão, caveiras entre outros personagens. Os produtos de Halloween ficam disponíveis até dia 31 de outubro.
“Esperamos um crescimento de 10% para esse ano. Para ter uma ideia, em 2022 o Halloween bateu o recorde de vendas e representou um crescimento de 128% em relação ao mesmo período em 2018”, comenta José Hermínio Neto, fundador e CEO da HiperFesta.
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