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5 dicas para ser um líder de impacto

5 dicas para ser um líder de impacto


Ocupar um cargo de liderança não deve ser sobre status, mas sobre o legado deixado para as equipes Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades e, por isso, liderar pessoas pode ser visto como um desafio para muitos. Ocupar um cargo de gestão exige postura e, muitas vezes, a pessoa nessa posição pode não entender completamente o que realmente vai impactar a equipe e levar a melhores resultados.
É comum que, ao falar sobre um grande líder, os colaboradores citem aqueles que ficaram marcados na memória pela forma como tratavam as pessoas e apoiavam o time para alcançar as metas.
Para ajudar quem quer ser essa pessoa, o site Inc. listou cinco dicas simples para deixar um impacto marcante na equipe.
1. Seja presente
Isso vai além da presença física no ambiente de trabalho. Conheça as pessoas da sua equipe e seus sonhos. Acompanhe a história delas e faça perguntas para mostrar que você se importa – e seja verdadeiro sobre isso. Esse nível de atenção é raro e faz com que o colaborador se sinta valorizado por quem ele é e pelo quanto ele significa na equipe.
2. Seja empático
Segundo uma pesquisa realizada em 2023 pela Ernst & Young, 86% dos funcionários disseram que líderes empáticos aumentam o moral da equipe e 87% afirmaram que a empatia é essencial para criar um ambiente de trabalho inclusivo.
Se alguém do seu time está passando por problemas, não espere que ele venha te contar: busque você um momento de conversa. Seja o líder que mostre apoio antes do pedido por ajuda.
Crie um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis em dizer que não estão bem. A lealdade é construída nos momentos difíceis.
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3. Transmita confiança
A confiança vem da transparência e da acessibilidade, e ela é importante para eliminar comportamentos tóxicos, como fofocas e micro agressões cotidianas. Ela é essencial para um time trabalhar bem em parceria e alcançar os resultados.
Outra forma de a confiança se perpetuar no ambiente de trabalho é quando o líder honra os compromissos. Se você combinou algo com um funcionário, cumpra com o prometido. Se por um acaso não conseguir, assuma o erro. Um bom líder mostra que é humano e não se esconde por trás da imagem de que dá conta de tudo.
4. Seja um mentor
Passe para a frente o aprendizado que você conquistou ao longo da carreira para elevar a sua equipe. Compartilhe histórias com as quais eles possam se identificar. Deixe que eles conquistem suas próprias cicatrizes, mas dê apoio e sugestões sobre o caminho. Não controle-os, guie-os.
5. Seja grato
Nada motiva mais as pessoas do que o reconhecimento. Não apenas uma vez ao ano, mas rotineiramente, de forma sincera. Agradeça o seu time pelo esforço, não apenas pelas conquistas. Valorize aquele que ficou até mais tarde para ajudar, assim como aquele que resolveu um problema que ninguém percebeu. Esses pequenos momentos fazem a diferença e criam uma cultura mais positiva.
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