30 anos da Amazon: relembre a trajetória da gigante da tecnologia fundada por Jeff Bezos
História da empresa começou em garagem de Bezos no dia 5 de julho de 1994 O dia 5 de julho de 2024 marca o aniversário de 30 anos da Amazon, avaliada hoje em US$ 2 trilhões. Ao longo de três décadas, a empresa passou de uma simples livraria online para um conglomerado de tecnologia que abrange varejo, entretenimento digital e inteligência artificial.
Fundada por Jeff Bezos, uma das personalidades mais influentes no mundo dos negócios, a empresa teve um começo simples, na garagem de sua casa, em Washington, nos Estados Unidos. A seguir, confira a trajetória da empresa até se tornar uma das marcas mais valiosas do mundo.
Bezos iniciou a Amazon em 5 de julho de 1994 com o nome “Cadabra” – mas, segundo o portal Quartz, logo renomeou a empresa, porque o termo soava muito como “cadáver”. O site foi criado um ano depois, tornando-se uma livraria online com entregas para 45 países.
Em 1997, a empresa fez sua oferta pública inicial (IPO) e começou a ser negociada na NASDAQ, oferecendo 3 milhões de ações a um preço inicial de US$ 18 por ação. No ano seguinte, a Amazon anunciou que iria além dos livros, incluindo itens como roupas e computadores em seu catálogo.
Em 2005, veio outro marco: a Amazon lançou seu serviço de remessa expressa, Amazon Prime, por um preço de US$ 79 anuais. “Embora caro para a empresa no curto prazo, é um benefício significativo e mais conveniente para os clientes”, disse Jeff Bezos em um comunicado na época. O serviço se tornou popular nos anos seguintes, chegando a mais de 100 milhões de assinantes em 2018.
No início de 2011, Bezos fez o primeiro esboço o dispositivo que se tornaria o Amazon Echo em um quadro branco de uma sala de conferências. Ele queria que o aparelho custasse US$ 20 e fosse controlado inteiramente por voz, segundo o Wired. A assistente de voz Alexa foi lançada em 2014 nos Estados Unidos, mas só chegou ao Brasil em 2019.
O ano de 2017 foi marcado pela aquisição da Whole Foods Market por US$ 13,7 bilhões, como uma forma da Amazon ganhar uma posição mais forte no mercado de alimentos, oferecendo US$ 42 por cada ação. É aquisição mais cara feita pela empresa até o momento.
Saiba mais
A Amazon se tornou a segunda empresa dos EUA a atingir um valor de mercado de US$ 1 trilhão em setembro de 2018, depois que as ações da empresa subiram 1,9%. Porém, caiu para US$ 990 bilhões minutos depois. A empresa chegou a ultrapassar o valor novamente em 2020, mas voltou a cair em seguida.
Em 2021, Jeff Bezos anunciou que deixaria o cargo de CEO da Amazon, sendo substituído por Andy Jassy, que anteriormente liderava a Amazon Web Services. Bezos continuou ativo na companhia como presidente executivo do conselho, enquanto também se concentrava em outros empreendimentos, como a Blue Origin, sua empresa de exploração espacial, e iniciativas filantrópicas como Bezos Earth Fund e do Day One Fund.
O ano em que completa 30 anos de existência também tem outros marcos, como a conclusão de seu investimento de US$ 4 bilhões na startup de inteligência artificial Anthropic. A empresa aportou inicialmente US$ 1,25 bilhão na startup, em setembro de 2023, e anunciou mais US$ 2,75 bilhões em março. O foco em IA colaborou para que, em junho deste ano, a Amazon atingisse US$ 2 trilhões em valor de mercado pela primeira vez.
A inteligência artificial continua como parte fundamental da empresa. Segundo apurou o Business Insider, a companha está trabalhando em um chatbot chamado internamente de “Metis”, para rivalizar com o ChatGPT da OpenAI. A expectativa é que ele seja lançado em setembro.