Sign In

Notícias

Ultimas Notícias
3 aprendizados do legado empresarial de Steve Jobs

3 aprendizados do legado empresarial de Steve Jobs


Na visão de colunista, o fundador da Apple se diferenciava pela capacidade de criar ideias que eram fora do comum e práticas ao mesmo tempo Para Marcel Schwantes, especialista em liderança e colunista da Inc, Steve Jobs era um caso de empreendedor brilhante que parecia ver o mundo de forma diferente. “Jobs não fazia apenas gadgets legais; ele criava experiências que as pessoas nem sabiam que precisavam”, escreve. Na sua visão, o fundador da Apple se diferenciava pela capacidade de criar ideias que eram fora do comum e práticas ao mesmo tempo. O colunista cita três ideias do empresário que podem ser usadas no mundo dos negócios.
Ele inspirou outros
A consciência de Jobs sobre sua própria mortalidade criou clareza e permitiu que ele priorizasse efetivamente e inspirasse aqueles ao seu redor, diz Schwantes. Ainda “chamou as pessoas a perseguir seu propósito e chamado na vida – a priorizar as coisas que realmente importam porque a vida é, de fato, curta”.
Um dos exemplos foi durante o discurso do empresário na formatura da Universidade Stanford, em 2005. “Lembrar que estarei morto em breve é ​​a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas na vida. Porque quase tudo — todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de constrangimento ou fracasso — essas coisas simplesmente desaparecem diante da morte, deixando apenas o que é realmente importante”, disse Jobs, que acrescentou que lembrar da morte é a melhor maneira de evitar a armadilha de pensar que tem algo a perder.
Ele acreditava que encontrar o que ama é igualmente importante na carreira e na vida amorosa. “Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar verdadeiramente satisfeito é fazer do que você acredita um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode.”
Ele estabeleceu padrões altos e desafiou as pessoas
Segundo o colunista, Jobs não se importava em facilitar as coisas ou ser amigo de todos — ele acreditava em estabelecer padrões altos e desafiar as pessoas a atingir novos níveis de criatividade e inovação.
“Jobs não queria que as coisas fossem confortáveis ​​para sua equipe. Ele entendia que seu papel era empurrar as pessoas além do que elas achavam que poderiam alcançar. Para ele, o objetivo não era ser querido ou criar um ambiente relaxado; era definir os mais altos padrões e ajudar seus funcionários a se tornarem a melhor versão de si mesmos”, diz Schwantes.
Saiba mais
Sua perseverança era tenaz
A chave para o sucesso, segundo Steve Jobs, é a perseverança. Ele destacou que a principal diferença entre empreendedores bem-sucedidos e malsucedidos é a pura vontade de continuar, especialmente diante de dificuldades. Para ele, a perseverança está ligada a um propósito claro e exige resiliência, adaptação e persistência, mesmo em meio a desafios e incertezas.
“Muitos empreendedores têm sucesso porque se recusaram a desistir. O próprio Steve Jobs enfrentou vários contratempos ao longo de sua carreira, incluindo ser demitido da Apple, a empresa que ele cofundou. Mas não deixou que isso o parasse. Em vez disso, ele usou as adversidades combustível para impulsioná-lo, eventualmente retornando à Apple e levando-a a um sucesso sem precedentes”, diz o colunista.
A capacidade de suportar contratempos, superar desafios e manter o foco no grande objetivo é o que diferencia as pessoas que chegam ao sucesso.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *