14 franquias baratas para abrir com a rescisão, com investimento a partir de R$ 2,5 mil
Antes de entrar no sistema, é preciso entender que ter uma franquia é diferente de ter um emprego, alerta especialista Sair de um emprego pode ser difícil, mas também pode ser o começo de uma nova trajetória. A rescisão pode ser o empurrão que faltava para tirar do papel o sonho de empreender. Uma opção para quem quer começar com um modelo já testado e formatado são as franquias, especialmente as microfranquias — modelo que exige investimento inicial de até R$ 135 mil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Nesta matéria você verá informações sobre as seguintes marcas:
Gigatron
Keep Charged
Suporte Smart
CNA
Clube Turismo
Marketing Bag
Tz Viagens
CotaFácil
Mazze
É Seguro Corretora
Mr. Fit
Power Mais Energia Fotovoltaica
Touti
3,2,1 GO!
Mas, antes de aplicar todo o valor da rescisão em uma franquia, é fundamental tomar alguns cuidados. De acordo com Andrea Oricchio, sócia da Andrea Oricchio Advogados, o primeiro passo é ler com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento obrigatório que traz todas as informações sobre a rede com dados financeiros, valor total do investimento, capital de giro necessário e o prazo de retorno.
Além disso, a especialista explica que o empreendedor precisa estar atento e não utilizar toda a sua rescisão no novo negócio. “É muito importante ter uma reserva de caixa pessoal, entender como será o retorno financeiro do valor investido na franquia e confirmar que é compatível com os interesses do empreendedor. O negócio tem que gerar lucro a médio prazo”, destaca Oricchio.
Para a advogada, é importante também compreender que a postura de um empreendedor precisa ser completamente diferente de um empregado. O franqueado é o dono do negócio: assume riscos, toma decisões, cuida da operação e dos resultados. Diferente do ambiente CLT, onde há supervisores e líderes responsáveis, o empreendedor precisa ser mais ativo e protagonista, enfrentando os altos e baixos do mercado.
“É importante ter um espírito mais corajoso de enfrentar riscos e desafios e saborear suas vitorias e o lucro de uma forma diferente de um empregado. O empreendedor é mais ativo, entra de cabeça no negócio, é patrão e dono da franquia. Já o empregado tem uma postura mais de atendente e de espectador, sempre tendo um gerente, supervisor ou o dono da empresa a quem recorrer”, diz a especialista.
Initial plugin text
Em relação a marca, Oricchio destaca que o empreendedor precisa ter clareza sobre o papel da franqueadora. Ela deve fornecer conhecimento, experiência e suporte, mas não pode ser vista como “responsável pela resolução de todos os problemas. Cabe ao franqueado conduzir a operação do dia a dia.
“A franqueadora tem que ter o know-how da operação, do negócio e saber como ele funciona na prática, em todos os processos”, destaca a especialista. “Lembre-se de conversar com os franqueados da rede e entenda como é a atuação da franqueadora na prática. Além disso, pesquise mais de uma marca do mesmo segmento. Compare, pergunte e reflita”, acrescenta.
Confira uma lista com 14 franquias baratas para abrir com a rescisão, que demandam investimento a partir de R$ 2,5 mil. As marcas são listadas do menor valor de investimento para o maior. Todas as informações foram cedidas pelas próprias empresas.
Initial plugin text
1. Gigatron
A rede, especializada em desenvolvimento e venda de software para empresas, trabalha com três modelos de negócio: Plano Habitacional, Cloud e Software Premium.
Ano de fundação / Início do franchising: 1998 / 2012
Quantidade atual de unidades: 54
Investimento inicial total: a partir de R$ 2,5 mil
Prazo estimado de retorno: de 1 a 12 meses
2. Keep Charged
Rede de microfranquia de publicidade em carregadores de smartphones. A marca nasceu em Curitiba em 2019 e atualmente conta com mais de 158 pontos de carregamentos em 22 estados brasileiros.
Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2022
Quantidade atual de unidades: 158
Investimento inicial total: a partir de R$ 4,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 2 a 4 meses
3. Suporte Smart
A rede de assistência técnica de smartphones conta hoje com 560 franquias espalhadas por todo o país. A marca possui lojas físicas e técnicos que atendem na casa dos clientes.
Ano de fundação / Início do franchising: 2010 / 2017
Quantidade atual de unidades: 560
Investimento inicial total: a partir de R$ 4,9 mil
Prazo estimado de retorno: até 9 meses
4. CNA
Presente em todos os estados e Distrito Federal, as atividades da CNA se iniciaram em 1973, no Rio Grande do Sul. A marca de ensino de idiomas faz parte do grupo CNA+, com o Ctrl+Play, franquia de tecnologia e inovação que oferece cursos de robótica e programação.
Ano de fundação / Início do franchising: 1973 /1989
Quantidade atual de unidades: 750
Investimento inicial total: a partir de R$ 5 mil para a Franquia Digital destinada para municípios com menos de 50 mil habitantes
Prazo estimado de retorno: de 24 a 38 meses
5. Clube Turismo
A rede é focada no agenciamento de viagens. Com um investimento a partir de R$ 6,9 mil, o franqueado pode atuar no modelo home office ou abrir uma loja física.
Ano de fundação / Início do franchising: 2003 / 2009
Quantidade atual de unidades: 549
Investimento inicial total: a partir de R$ 6,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 5 a 12 meses
6. Marketing Bag
A empresa de publicidade em sacos de pão nasceu no primeiro ano da pandemia com foco em materiais ecológicos. O franqueado atua com prospecção de anúncios.
Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2020
Quantidade atual de unidades: 72
Investimento inicial total: a partir de R$ 6,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 1 a 4 meses
7. Tz Viagens
Empresa de agência de viagens e intercâmbio com atendimento presencial e online. A rede oferece a possibilidade de trabalho em home office, com a venda de pacotes de lazer ou corporativos.
Ano de fundação / Início do franchising: 1997 / 2012
Quantidade atual de unidades: 247
Investimento inicial total: a partir de R$ 7,5 mil
Retorno previsto do investimento: de 1 a 4 meses
8. CotaFácil
A marca atua no ramo de seguros, consórcios, empréstimos e financiamentos.
Ano de fundação / Início do franchising: 2007 / 2008
Quantidade atual de unidades: 786
Investimento inicial total: a partir de R$ 9 mil
Prazo estimado de retorno: de 6 a 18 meses
9. Mazze
Marca especializada em venda de joias. O franqueado administra um site próprio para vender itens como anéis, pulseiras, correntes, brincos e pingentes.
Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2019
Quantidade atual de unidades: 59
Investimento inicial total: a partir de R$ 9 mil
Prazo estimado de retorno: de 12 a 24 meses
10. É Seguro Corretora
A marca é focada na venda de seguros e oferece 180 tipos de coberturas para 18 segmentos.
Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2017
Quantidade atual de unidades: 1.048
Investimento inicial total: a partir de R$ 9,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 3 a 18 meses
11. Mr. Fit
A rede de fast-food de alimentação saudável conta com um cardápio que inclui opções veganas e low carb. No modelo home office, o franqueado fica responsável por gerenciar as entregas dos produtos de casa.
Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
Quantidade atual de unidades: 886
Investimento inicial total: a partir de R$ 9,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 4 a 8 meses
12. Power Mais Energia Fotovoltaica
A rede trabalha com a venda de energia solar. O franqueado atua com a captação de clientes e venda e a matriz faz a instalação dos painéis.
Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2020
Quantidade atual de unidades: 124
Investimento inicial total: a partir de R$ 9,9 mil
Prazo estimado de retorno: 3 meses
13. Touti
A rede pernambucana se inspira em Paris para criar sua linha de perfumes capilares e corporais. Há três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja.
Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2019
Quantidade atual de unidades: 858
Investimento inicial total: a partir de R$ 12 mil
Prazo estimado de retorno: 5 meses
14. 3,2,1 GO!
A rede de franquias oferece experiências de viagem para os parques da Disney e outros destinos nacionais e internacionais. A marca tem o modelo de negócio o home office, que possibilita que todo o trabalho seja feito de casa ou de qualquer lugar do mundo, por meio de um serviço de consultoria.
Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2020
Quantidade atual de unidades: 60
Investimento inicial total: a partir de R$ 12 mil
Prazo estimado de retorno: entre 3 e 12 meses
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!
Saiba mais
Selecionar uma imagem