11 franquias baratas de alimentação para empreender em 2025, com investimento a partir de R$ 6,9 mil
Segmento foi um dos que mais cresceu no franchising em 2024 O segmento de alimentação é um dos mais fortes do franchising brasileiro. No terceiro trimestre deste ano, o setor atingiu um faturamento conjunto (Comercialização e Distribuição e Food Service) de R$ 16,4 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os números atraem novos empreendedores, principalmente, aqueles que desejam investir em microfranquias — visto como uma porta de entrada para o franchising por causa do investimento reduzido de no máximo R$ 135 mil.
No terceiro trimestre de 2024, o setor de franchising registrou faturamento de R$ 70,231 bilhões. No acumulado nos últimos 12 meses, a receita subiu 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.
Nesta matéria, você verá informações sobre as seguintes marcas:
Mr. Fit
Espetto Carioca
Ice Cream Roll
Cacau Show
Crepefy
Nutty Bavarian
Mundo Di Chocolate
Itália no Box
Gelateria Damazônia
Splash Bebidas Urbanas
Porto do Sabor
Para Leandro Rampazzo, cofundador do Novo Franchising, o setor de alimentação vem se mostrando uma opção para aqueles que querem investir em um negócio. Isso porque, segundo o especialista, após a pandemia, “as pessoas voltaram a se alimentar fora de casa”, mas também criaram o hábito do delivery.
“O clientes transformaram a experiência de comer bem em um evento e o segmento também é alavancado pelo aumento da busca por alimentos saudáveis e sustentáveis, dietas alternativas, vegetariana e vegana”, destaca Rampazzo.
Entretanto antes de escolher uma marca o especialista destaca que o empreendedor precisa entender a realidade de cada mercado, o histórico da franqueadora, a meta de crescimento, o suporte para o franqueado e o número de franquias da rede. “Tudo precisa ser minuciosamente estudado”.
“Porém, o sucesso de uma franquia não depende somente da franqueadora. A companhia vai ajudá-lo, mas não vai carregá-lo no colo, o empresário precisa andar com as próprias pernas. É responsabilidade do franqueado fazer ações que geram grandes resultados como uma parceria com um micro influenciador, com outro comércio ou ainda fazer uma distribuição de folhetos”, diz.
Para quem pensa em abrir um negócio em alimentação, PEGN preparou uma lista com 11 microfranquias que atuam no nicho e demandam um investimento inicial a partir de R$ 6,9 mil. Confira!
1. Mr. Fit
Marca de fast-food de alimentação saudável, que trabalha com refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana verde e sucos funcionais, além de um cardápio low carb.
Ano de fundação / Início do franchising: 2011/2011
Quantidade atual de unidades abertas: 886
Investimento Inicial: a partir de R$ 6,9 mil
Prazo estimado de retorno: de 4 a 8 meses
2. Espetto Carioca
Focada em espetinhos de churrasco, tem 55 unidades presentes em seis estados. No formato de microfranquia a rede tem uma geladeira de autoatendimento com espetinhos, que pode ser instalada em condomínios, clubes e lugares com pouco espaço.
Ano de fundação / Início do franchising: 2011/2012
Quantidade atual de unidades abertas: 55
Investimento inicial total: a partir de R$ 50 mil
Prazo estimado de retorno: de 12 a 18 meses
3. Ice Cream Roll
A rede de sorvetes da Tailândia oferece cinco modelos de negócios: quiosque premium, quiosque compacto, quiosque externo, loja e franquia para eventos. A sobremesa gelada é preparada com uma base de leite misturada com frutas, chocolates e cremes e servida em formato de rolo depois de ser espalhada em uma chapa de metal climatizada a menos de 25 graus.
Ano de fundação / Início do franchising: 2017/2017
Quantidade atual de unidades abertas: 90
Investimento inicial total: a partir de R$ 55 mil
Prazo estimado de retorno: de 6 a 13 meses
4. Cacau Show
Marca especializada na produção e venda de chocolates finos. Atualmente a rede conta com mais de 4, 5 mil lojas em todo o país e opera com canais digitais e de venda direta.
Ano de fundação / Início do franchising: 1988 / 2001
Quantidade atual de unidades abertas: 4.650
Investimento inicial total: a partir de R$ 64,9 mil
Prazo de retorno estimado: 12 a 18 meses
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
5. Crepefy
Criada em 2022, a marca é especializada no crepe francês e em seu portfólio conta com mais de 30 sabores doces e salgados.
Ano de fundação / Início do franchising: 2022 / 2023
Quantidade atual de unidades abertas: 50
Investimento inicial total: a partir de R$ 75 mil
Prazo estimado de retorno: de 9 a 18 meses
6. Nutty Bavarian
Marca especializada em castanhas glaceadas. Os itens são vendidos em quiosques instalados em shoppings, aeroportos e grandes varejistas.
Ano de fundação / Início do franchising: 1996 / 1997
Quantidade atual de unidades abertas: 170
Investimento inicial total: a partir de R$ 114,5 mil
Previsão de retorno do investimento: 12 a 18 meses
7. Mundo Di Chocolate
Fundada em 2021 na cidade de Joinville (SC), a marca de fondue express, oferece um cardápio com produtos à base de cacau sustentável e livre de gorduras artificiais.
Ano de fundação / Início do franchising: 2021 / 2021
Quantidade atual de unidades abertas: 50
Investimento inicial total: a partir de R$ 119 mil
Previsão de retorno do investimento: 12 meses
8. Itália no Box
Com massas italianas, em caixinhas, a Itália no Box conta com um cardápio com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas.
Ano de fundação / Início do franchising: 2016 / 2018
Quantidade atual de unidades abertas: 70
Investimento inicial total: a partir de R$ 120 mil
Prazo de retorno estimado: 18 meses
9. Gelateria Damazônia
Criada em Belém (PA), a Gelateria tem em seu cardápio sabores típicos da região Norte e Nordeste do país. Neste ano a rede iniciou sua expansão nacional, inaugurando a primeira loja em São Paulo.
Ano de fundação / Início do franchising: 2010 / 2024
Quantidade atual de unidades abertas: 8
Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
Previsão de retorno: 24 meses
10. Splash Bebidas Urbanas
Rede de cafeterias que tem a apresentadora Sabrina Sato como sócia. Nas cafeterias, os salgados já chegam prontos e os ingredientes das bebidas são porcionados. Dessa forma, não é necessário ter um chef ou barista.
Ano de fundação/início do franchising: 2018/2018
Quantidade de unidades: 56
Investimento Inicial: R$ 135 mil
Previsão de retorno: de 15 a 18 meses
11. Porto do Sabor
O Porto do Sabor é uma rede focada em alimentação saudável. A marca deu início as suas operações no sistema de franchisng em 2013 e hoje já conta com 37 unidades pelo Rio de Janeiro. O açaí e a torta integral de frango são os carros-chefes, mas além dos lanches rápidos, a rede também oferece um mix de produtos para as principais refeições do dia.
Ano de fundação/início do franchising: 1997/2013
Quantidade de unidades: 37
Investimento Inicial: R$ 135 mil
Previsão de retorno: de 26 a 36 meses
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!