10 ideias de prompts de inteligência artificial para tirar seu negócio do papel
Especialistas explicam formas de conversar com modelos de IA para conseguir melhores resultados Cada vez mais presente da vida de empreendedores de diferentes segmentos, a inteligência artificial pode ser uma aliada ainda durante o caminho para tirar as ideias do papel e abrir o próprio negócio. Segundo especialistas ouvidos por PEGN, contar com o apoio de ferramentas de IA nesse processo pode poupar tempo e garantir resultados mais certeiros em áreas que o empreendedor ainda não domina.
Segundo uma pesquisa encomendada pela Microsoft em dezembro de 2023, sete em cada dez empresas de micro, pequeno e médio porte já usavam inteligência artificial com frequência no dia a dia das operações. Entre os usos mais comuns estavam: assistentes virtuais para atendimento ao cliente (69%), softwares para agilizar o trabalho (64%) e geração de imagens e conteúdo (43%).
Para os negócios que ainda estão sendo estruturados, as IAs também podem apoiar em diferentes frentes. Alexandre Uehara, professor de Gestão de Inovação do Centro Universitário FIAP, afirma que ferramentas de IA generativa, como chatbots como ChatGPT, Gemini e DeepSeek, podem ajudar empreendedores a coletar dados de mercado, entender tendências do setor ou indústria, conhecer tendências tecnológicas, analisar concorrentes, desenvolver um plano de marketing e, até mesmo, captar investidores.
Para isso, mais do que escolher usar uma inteligência artificial, é necessário saber como manipular a ferramenta, ou seja, como fazer as perguntas certas para garantir as melhores respostas. Isso tudo se traduz em um prompt – um comando – eficaz. “Para obter bons resultados de um modelo de IA como ChatGPT ou Gemini é preciso ter clareza, contexto e direcionamento. Isto significa que quanto mais específica for a pergunta, melhor será a resposta.”, afirma Uehara
Julio Pedro de Siqueira Jr, coordenador da graduação em Gestão de Tecnologia da Informação do Senac, indica que um prompt eficiente deve conter os seguintes componentes:
Instrução clara: defina explicitamente a tarefa que deseja que o modelo execute;
Contexto relevante: forneça informações adicionais que ajudem o modelo a compreender a situação ou o cenário em questão;
Detalhamento específico: inclua detalhes precisos e, se possível, exemplos que orientem a resposta na direção desejada;
Definição de formato e tom: indique o estilo e a estrutura esperados para a resposta, como formal ou informal, conciso ou detalhado;
Indicação de persona: especifique o papel que o modelo deve assumir, por exemplo, “Você é um consultor de negócios experiente”.
10 exemplos de prompts para tirar o negócio do papel
Se extrair o melhor da inteligência artificial ainda parece uma tarefa difícil, Uehara, Siqueira Jr e Adriano Carezzato, professor de IA e data analytics na Fundação Vanzolini, sugerem alguns prompts para diferentes frentes envolvidas na estruturação de um negócio. Lembre-se que respostas serão mais assertivas e customizadas com dados específicos do seu negócio. Confira:
Pesquisa de mercado:
“Você é um analista de mercado especializado em startups. Realize uma análise detalhada do mercado para [descreva seu produto ou serviço], incluindo tendências atuais, principais concorrentes e oportunidades emergentes.”
“Estou criando uma empresa para atuar no [indique o segmento] a partir do serviço/produto [descreva o produto ou serviço]. Quais são os problemas que potenciais clientes dessa empresa enfrentam?”
Avaliação de público-alvo:
“Com base no [descreva o seu segmento], descreva meu público-alvo ideal, incluindo faixa etária, hábitos de consumo e principais dores.”
“Como especialista em marketing, identifique e crie a persona ideal para [seu produto ou serviço], considerando dados demográficos, comportamentais e necessidades específicas.”
Monetização e proposta de valor:
“Quais são os modelos de monetização mais eficazes para um negócio [descreva o negócio]? Dê exemplos reais de empresas que usam cada modelo.”
“Assumindo o papel de especialista em desenvolvimento de negócios, ajude-me a formular uma proposta de valor única para [seu produto ou serviço] que destaque seus diferenciais competitivos.”
Leia também
Marketing:
“Crie um plano de marketing digital para um [descreva o negócio] com um orçamento de R$ x, priorizando estratégias de aquisição de clientes.”
“Você é um consultor de marketing digital. Elabore uma estratégia de marketing abrangente para o lançamento de [seu produto ou serviço], detalhando canais de comunicação, mensagens chave e orçamento estimado.”
Pitch para investidores:
“Como mentor de startups, redija um pitch convincente para potenciais investidores, apresentando [seu produto ou serviço], o problema que resolve, o mercado alvo e projeções financeiras”
“Escreva um pitch de [tempo previsto para o pitch] para um investidor com o [descreva o perfil do investidor] sobre minha startup focada em [problema que resolve].”
“Além disto, a forma como o usuário interage com a IA também faz diferença: se a resposta inicial não atender às expectativas, refinar o prompt com mais detalhes ou pedir ajustes específicos pode melhorar significativamente o resultado. A interação é fundamental para alcançar um nível maior de precisão e relevância nas respostas. Para um empreendedor, dar mais informações sobre o negócio, sobre o mercado, seus números e seus desafios pode ajudar a ter respostas mais assertivas e customizadas”, conclui Uehara.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!